quarta-feira, 28 de abril de 2010

Decisão Profissional

A escolha profissional é uma das decisões mais importantes de nossas vidas. Uma escolha desalinhada com a inclinação profissional pode resultar em problemas de varias ordens.
Tais como:
Uma frustração de iniciar um curso e desistir nos primeiros anos; ou até mesmo nos primeiros meses de faculdade.
Medo em dar continuidade a uma profissão que não o faça feliz, dessa forma gerando baixa performance e baixa auto-estima;
Precisar redirecionar a carreira quando já se está numa fase de consolidação profissional e com responsabilidades na vida pessoal ( família, situação financeira, etc.)
É muito comum vermos jovens tomando decisões com base em idéias equivocadas: Como:

- quero ser médico porque dá dinheiro;
-vou estudar informática por causa do mercado em expansão;
-adoro animais por isso decidi fazer veterinária;
- administração abrange tudo;
-escolhi direito porque gosto de argumentar, persuadir....
Por mais que tais argumentos possam ter algum fundamento, não são suficiente para tomada de decisão para uma vida toda.

De toda a dificuldade natural da adolescência, nossa sociedade atribui aos jovens um novo e urgente conflito, que é a escolha profissional.
Exige-se do aluno uma escolha, e essa escolha é seu futuro que está em jogo. Dessa forma tudo isso implica numa identidade profissional, e essa busca se dá exatamente quando ele está formando seu caráter.
E essa escolha muitas vezes está implicada juntamente com a própria problemática de adolescente, junto com a falta de informação sobre mercado de trabalho.
Segundo Soares (aput Bohoslavsky, 1993), “(...) todo adolescente é uma pessoa em crise, pois está desestruturando e reestruturando tanto seu mundo interior como suas relações com o mundo exterior”.
Dessa forma o momento da escolha profissional é determinado pela sociedade em que o jovem está inserido. Escolher está em decidir-se por uma ou mais alternativas que podem ser igualmente atrativas.
Por isso diante disso vê-se a importância de o jovem participar de um grupo de orientação profissional, dessa forma ele vai perceber que junto aos outros não está sozinho nesse dilema.
E que um bom profissional, irá ajudá-lo a optar pelo caminho que mais lhe atrai, dessa forma ajudando-o a conhecer-se melhor e desfrutar no futuro de muitas conquistas e alegrias.
Magda Consalter

Nenhum comentário:

Postar um comentário