quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Criança Hiperativa

Todos certamente já ouviram falar em criança hiperativa, porém muitas vezes esse termo é usado erroneamente, pois toda criança gosta de correr, pular, conversar, brincar, falar, fazer mil coisas ao mesmo tempo. Porém há a casos em que essas atividades ultrapassam dos limites ditos normais.
Ou seja, aquela criança que tem dificuldade de ficar sentada, remexe-se sem parar, fala excessivamente, bate em outras crianças, tem uma impulsividade maior que as demais, possuímos dificuldade em ficar-se se distraindo facilmente. Atividades que devam ser feitas com demora ou muito raciocínio são evitadas.
A criança hiper ativa faz perguntas e várias perguntas na verdade sem querer as respostas, faz por fazê-las, e é ai que muitas vezes não temos paciência.
Essa criança muitas vezes não consegue aprender na sala de aula por dificuldades visuais e auditivas e até táteis, por se tratarem de redução das habilidades perceptivas, sua coordenação ocular-manual, afeta a capacidade de escrever com facilidade e clareza, pois sua coordenação motora é pobre. Em alguns casos a criança fica irritada com vários estímulos a sua volta.
A criança hiperativa tem poucos amigos, por terem pouca habilidade para os relacionamentos interpessoais, ela sente-se mal por sua dificuldade em aprender e acabam ganhando rótulos, estigmas que a acompanham por onde passa como desajeitado, preguiçoso, baguncento, devido a isso ela começa a sentir-se rejeitada, sua auto estima normalmente é baixa. A criança quando tratada como alguém diferente acaba adquirindo uma força interior própria pra lidar com seu mundo.
Normalmente comem mal, e quando comem ingerem muitos alimentos a base de açúcar que lhe é oferecido como forma de recompensa por ter se comportado bem.
O que na maioria das vezes que a criança que apresenta qualquer um ou vários dos sintomas de hiperativo está na verdade evitando sentimentos dolorosos. Pois a criança incapaz ou não disposta a exprimir seus sentimentos contidos, certamente tem dificuldade em sentar-se quieta e prestar a atenção.
Crianças ansiosas têm medo de se envolver em atividades diferentes, mudando constantemente de uma coisa para outra, demonstrado na maioria das vezes incapacidade de concentrar-se e dar total atenção a tal tarefa. Crianças com medos, com raiva ou ansiosas podem se comportar dessa maneira como uma forma de proteger.
Dessa forma percebe-se muito a necessidade de atenção e escuta do que essas crianças estão sinalizando, quando elas têm atenção de uma pessoa, quando alguém escuta de modo tal que possam sentir-se ouvidas e entendidas e levadas a sério, elas são capazes de minimizar seus sintomas de hiperativos.
Oferecer um ambiente onde a criança possa explorar sem restrições ou censuras, dar-lhe a oportunidade de conhecer coisas novas, tai como argila, água pinturas com dedo, faz com que ela conheça um novo universo um novo mundo até então não descoberto.
Creio que toda a experiência tátil e cinestésica ajude a promover uma descoberta do eu interior e do seu corpo. Utilizar musica clássicas que aquietem o ser ajuda na concentração e favorecendo a descoberta do corpo.
Utilizar o sentido auditivo com a descoberta do corpo, fazendo pequenos movimentos musculares ajudam a aumentar o senso do eu da criança, e também possuem um efeito calmante.
Dessa forma sugiro aos pais que façam massagem em seus filhos, pois essa funciona para aliviar traumas, medo, ansiedade fazendo com que os músculos relaxem e dando a eles uma sensação de bem estar.
Toda criança precisa de oportunidade de fazer suas escolhas, de criar seu próprio controle, há necessidade de estabelecer regras, para segurança e conforto da criança.
É importante lembrarmos que a criança inclusive aquelas consideradas hiperativas são gente como a gente. E que cada um tem um ritmo próprio uns mais rápidos outros mais lentos. Porém todas devem e precisam de oportunidade de exercitar sua vontade e de julgamento positivo.
Magda Consalter
psicologa clinica

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