segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lider e liderança

Lider e liderança
Magda Consalter

Muitas vezes os termos “líder” e “administrador”, são utilizados para designar aquelas pessoas que exercem algum tipo de comando. Todo administrador é um líder e vice-versa, porém devemos considerar que o administrador está mais voltado para os processos e os líderes para as pessoas, dessa forma cada um tem sua competência o que significa que nem sempre trazem os mesmos resultados.
Toda organização é um reflexo de seus líderes, pois esses tem um papel social a cumprir, socializando e ressocializando constantemente seus comandados, passando modelos conceituais na busca de internalizarem novos valores e elementos culturais da organização.
O líder de uma organização deve ter a responsabilidade de monitorar, influenciar, sedimentar e transmitir a cultura organizacional aos seus liderados. Pois esse é e sempre será um agente de mudança, criando e/ou sustentando a cultura, dessa forma construindo o presente e delineando o futuro.
Todo líder deverá conhecer as pessoas com quem trabalha, precisa possuir altas aspirações e ter grandes ideais, assim ele poderá compreender a dinâmica do movimento do grupo que lidera.
O líder não é apenas o administrador, mais que isso ele é um criador , não é o que toma mas o que dá, não é o que apenas fala mas ouve, ele está sempre disposto arriscar , a buscar novas formas de melhor gerir o trabalho incentivando o grupo a crescer.
O líder deve acreditar no potencial de seu grupo, exaltar suas qualidades e reconhecer as diferença e limitações de cada um, quando necessário criticar contudo, respeitando o individuo, o líder não tem a necessidade de ser bom porém deve ser justo, saber reconhecer em cada um de seu grupo potenciais, e saber identificar cada um como ser único.
Talvez visto desse ângulo pode ser algo utópico, porém o ideal de uma organização não é buscar líderes ideais, mas líderes que atendam as necessidades organizacionais e de seus colaboradores. A gênese da liderança está no âmago do Ser, pois toda mudança deve começar de dentro, somente olhando para dentro de si é que será possível entender quais são seus propósitos pessoais, princípios éticos e morais, o desenvolvimento de um líder tem como ponto de partida o seu crescimento interior, pois todo líder que está voltado para “como ser”, ouve e aprende, o que o torna imprescindível nos dias atuais e principalmente para o futuro.
Liderar é sempre será uma ciência e uma arte, ciência no que se refere aos meios de administrar processos, arte no estabelecimento de uma relação interpessoal positiva empreendida com seu grupo de liderados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário