sexta-feira, 21 de maio de 2010

A CRIANÇA E A SEPARAÇÃO DOS PAIS


A Criança e a separação dos pais.

Magda Belamir Consalter
Psicóloga

Quando os pais se separam a cabecinha da criança entre em confusão ela nesse momento não sabe o que irá acontecer a ela.
A criança tende a se questionar e agora será que também terei que separar-me? E como fica isso?
Se para os adultos a separação é algo doloroso e difícil de ser trabalhado, para a criança é ainda muito mais difícil, devido a isso muitas crianças necessitam de um acompanhamento psicológico, um profissional que as ajude a compreender e expressar seus sentimentos. Que ela possa entender o que está acontecendo na vida dos pais e o que irá mudar na sua vida também.
As crianças aprendem os símbolos antes de aprender palavras por isso que para a maioria das crianças é mais fácil expressar seus sentimentos através do desenho, desenhando ela vai verbalizar o que está sentindo naquele momento.
Os sentimentos que geram na criança frente a separação dos pais pode ser muito estressante para a maioria das crianças. Devido a isso muitas crianças escondem seus sentimentos os quais podem transformar-se em dores de cabeça, dores de estomago ou algum outro problema de comportamento.
De um dia para o outro a mãe percebe que seu filho está mais agressivo com os coleguinhas, que deixou de fazer as tarefas, ou até mesmo volta a fazer xixi na cama, entre outros.
Cada criança assim como o adulto manifesta seus sentimentos de uma forma, por isso devemos saber respeitar esse momento que é delicado e de difícil entendimento.
A psicoterapia ajuda a criança nesse momento a entender o porquê da separação, ela vai entender que os pais estão se separando que cada um vai morar em uma casa porém ela continuará a ser filho(a), dos dois, o amor e carinho continuará, agora ela terá duas casas.
Vai compreender que passará por alguns momentos de adaptação mas que no final tudo dará certo. E aprenderá que na vida tudo nem sempre é como a gente deseja, que há momentos de alegria, tristeza, mas que tudo passa.
A psicoterapia infantil busca dentro do lúdico resgatar os sentimentos e desejos da criança. Fazendo com que ela possa compreender o mundo dos adultos e o seu mundo.

Um comentário:

  1. Maravilhosa a sua colocação... também sou psicóloga e vivi essa experiência quando me relacionei com um cirurgião dentista que tinha uma filha de 5 anos. Foi uma relação complicada pois mesmo eu e a criança nos entendermos bem a mãe dela não aceitou que o ex arrumasse outra, no caso "eu" e começou a sentir ciúmes de tudo e passou a envenenar a criança contra mim... no início do meu relacionamento com o pai dela certa vez fez um desenho da família e excluio a mãe e o irmão, desenhou ela, o pai e eu. 5 meses depois fez outro desenho e interrogada pelo pai ela disse que aqueles personagens eram: ela o pai e a mãe, todos de mãos dadas, o pai no meio pegando a mão das duas... percebi nitidamente o desejo dela de unir novamente os dois. Pra mim mesmo sendo psicóloga, foi difícil continuar naquela relação pois acima de tudo sou ser humano...

    ResponderExcluir